Campeonato Maranhense de Futebol de 2018 será um campeonato diferenciado, na ocasião será comemorado o centenário da Federação Maranhense de Futebol – FMF.
Na manhã desta quinta-feira, no congresso realizado no auditório do TJD-MA, o presidente Antônio Américo informou que está articulando junto do Governo do Estado um patrocínio para a competição, com o objetivo de ajudar o clubes com os “custos” ao longo do campeonato, patrocínio esse que cubra as despesas da arbitragem e deslocamentos dos clubes, proposta essa que ainda está sendo estudada.
CAMPEONATO MARANHENSE SÉRIE A
A proposta apresentada pela Federação Maranhense para a mudança na fórmula de disputa do Campeonato Maranhense foi aprovada, o novo formato do torneio contará com apenas um grupo na fase classificatória, com os quatro melhores avançando para a semifinais e a competição será realizada entre os dias 21 de janeiro e 8 de abril. Na fase eliminatórias serão jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha na classificação geral, jogando pelo empate agregado e com a vantagem de realizar o jogo de volta como mandante.
O campeão maranhense de 2018 garante vaga na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste do ano seguinte, o vice-campeão garante vaga na Copa do Brasil. A segunda vaga (fase preliminar) da Copa do Nordeste é para a equipe melhor colocada no ranking da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.
CAMPEONATO MARANHENSE SÉRIE B
A série B do Campeonato Maranhense de 2018 está prevista para ser realizada nos meses de junho e julho. O campeão do torneio do garante vaga na elite do futebol Maranhense e disputará o torneio que foi aprovado pelos clubes para ser realizado no segundo semestre do ano e que garante vaga do segundo representante maranhense na Série D de 2019.
A entidade informou que está conversando com patrocinadores para tornar o torneio viável financeiramente para os clubes, a competição não contará com o Sampaio Corrêa que já tem vaga no brasileiro garantida, não participará a equipe rebaixada no campeonato estadual e a equipe campeã estadual (o mesmo já terá sua vaga no brasileiro garantida).
O torneio passou por votação e foi aprovado com oito votos, sete a favor, Santa Quitéria, Timon, Bacabal, Cordino, Imperatiz, Moto e São José-MA, apenas o MAC contra. A competição será sub-23, mas terá um limite de atletas que poderão ser inscritos com idade acima do definido, foram sugeridos três ou cinco atletas a cima dos 23 anos de idade.
Outra idéia sugerida para os clubes foi a realização de uma “Recopa” como é conhecida na Europa, para a abertura do Campeonato de 2019, um confronto com o Campeão estadual de 2018 contra o Campeão da Copa que será realizada no segundo semestre do mesmo ano, com entrega de troféu e medalhas para a equipe vencedora do encontro, proposta com o intuito de abrilhantar a abertura da temporada de futebol maranhense.
Acompanhem nossas mídias sociais;
Facebook 🔜 http://www.facebook.com/colunadofutebol
Instagram 🔜 @colunadofutebol
Twitter 🔜 @colunadofutebol