FUTEBOL IMPERATRIZENSE, FUTEBOL MARANHENSE

Confira a entrevista EXCLUSIVA com Raniery, analista de desempenho do Imperatriz – Cavalo de Aço

Imperatriz – O novo Cavalo de Aço.

PicsArt_12-22-05.05.00

O Imperatriz – Cavalo de Aço na gestão do Presidente Adauto Carvalho juntamente do seu vice Rodrigo Oliveira tem mostrado como se deve gerir um clube de forma profissional, como nunca visto antes na cidade de Imperatriz. Prova disso é o investimento no departamento de desenvolvimento de análise de desempenho, uma área no futebol que vem crescendo e ganhando espaço no cenário nacional.

A análise de desempenho é uma área que está consolidada há muitos anos no futebol europeu e aos poucos chega no futebol brasileiro. Por aqui ainda são pouquíssimos os clubes que possuem um departamento realmente estruturado para desenvolver esse trabalho.

PicsArt_12-22-05.06.15

E qual o papel do analista de desempenho? Observar e analisar os princípios e fundamentos do futebol de forma coletiva e individual durante os quatro momentos do jogo (defesa, ataque, transição ofensiva e transição defensiva), e buscar identificar padrões de comportamento e suas variações nas equipes adversárias. Essas análises normalmente são feitas de duas formas: qualitativa e quantitativa.

A análise qualitativa consiste basicamente em análise de vídeos. Através do vídeo de uma partida é possível entender claramente a dinâmica ocorrida no jogo e o comportamento das equipes, justamente porque pode-se analisar passo-a-passo através das imagens tudo o que aconteceu. A análise quantitativa diz respeito aos números. Transforma as ações ocorridas em uma partida em dados estatísticos, de cada jogador individualmente e de seu time. É o chamado “scout técnico”.

Normalmente os departamentos de análise de desempenho dos clubes, principalmente nos europeus aonde são mais estruturados, são baseados em três pilares principais: análise da própria equipe, análise dos adversários e captação de atletas. Lá, os clubes mantém pessoas dedicadas exclusivamente a cada uma dessas funções.

No futebol de hoje é vital que existam profissionais realizando esses tipos de análises nos clubes. Deve-se conhecer muito bem seus adversários e também sua própria equipe.

PicsArt_12-22-05.07.37

No Cavalo de Aço o encarregado nesta área é o profissional Raniery Castro dos Santos, o analista faz parte da comissão técnica do professor Paulinho Kobayashi, técnico que está comandado o Imperatriz. Tivemos uma conversa com o analista de desempenho do Imperatriz, confira:

Coluna do Futebol – Qual sua função na comissão técnica do professor Paulinho ?

RanieryAnaliso o desempenho dos nossos atletas e dos atletas adversários, características de cada um, vejo a forma de jogar de cada time.

Coluna do Futebol – Como você está encarando esse desafio de exercer uma função que nunca existiu no Imperatriz – Cavalo de Aço?

RanieryA princípio é um pouco complicado, por ser uma função nova, mais a diretoria e toda comissão técnica tem me dado carta branca para trabalhar, e a cada dia eu tenho provado que vale à pena o investimento.

Coluna do Futebol – Você trabalha nos bastidores, pouco aparece, mas tem um papel fundamental no desenvolvimento da equipe, como lidar com esse anonimato ?

RanieryPoucas pessoas sabem que trabalho no clube, nos jogos eu nem apareço, mas sei da importância do meu trabalho, e faço isso em prol do time, buscando sempre os objetivos que são os títulos, é isso que me motiva, mesmo sem ter o reconhecimento da torcida e imprensa.

Coluna do Futebol – Para finalizar, você está satisfeito com o que tem visto no elenco do Imperatriz ?

RanieryEstou bastante satisfeito com o clube, estou com eles desde a apresentação, é notório a evolução de cada atleta, sem contar a união do grupo, todo mundo está buscando o mesmo objetivo, sem estrelato, uma mescla de juventude com experiência, e posso garantir que o Cavalo de aço brigará por títulos esse ano, tanto no Maranhense quanto na série D, contamos com o apoio dessa grande torcida que temos, eles serão nosso combustível para chegarmos ao topo, 2018 vai ser um ano de conquistas e 2019 iremos consolidar o sucesso desse time.

A equipe do Cavalo de Aço encerrou a pré-temporada na cidade de Itinga-MA e já retornou para Imperatriz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s